Livro: O Pomas das Almas Perdidas
Autora: Nadifa Mohamed
O livro é ambientado em Hargeisa na Somália, país de origem da escritora.
Três mulheres de diferentes gerações são introduzidas na narrativa, logo de início.
Deqo menina de nove anos se preparar para apresentação de dança no aniversário da revolução, ganharia sapatos em troca da performance.
Kawsar é uma viúva que se compadece de Deqo que erra a coreografia e interfere quando a pequena Deqo é agredida.
Segue-se um tumulto que culmina com a prisão de Kawsar, quando somos apresentados ã terceira personagem feminina - uma soldada que acredita na revelou"cão que acabou por implantar no país um governo militar. A história das três personagens se entrelaça e o livro mostra os horrores que mulheres passam nestes momentos em que a exceção se instala. A menina Deqo consegue fugir, a viúva é presa pela soldado Filsan.
Depois de agressões várias a viúva consegue retornar para o bangalô onde mora.
Filsan a soldado acaba percebendo seu equívoco, e a revolução nos é mostrada com a crueza e crueldade a que toda população é submetida no sangrento conflito armado.
Livro denso que rendeu a Nadifa Mohamed a indicação como uma das melhores escritoras britânicas no de 2013 pela revista Granta.
A descrição das cenas da guerra civil e a riqueza com que detalhes psicológicos das personalidades de cada uma das três mulheres- Deqo, Kawsar e Filsan - seja realçado fazem desta leitura algo inesquecível.