sábado, 30 de abril de 2016

Desafio Skoob - Livro do mês - Auschwitz

Irmãs em Auschwitz- Rena Korreich Nelissen e  Heather  Dune Macadam

Já de início gostei da proposta do livro sobre a história contada por uma das sobreviventes do primeiro trem só de mulheres judias que chegou a Auschwitz vindo da Eslováquia. A sobrevivente Rena decidiu contar os pequenos atos de humanidade de judeus, gentios, alemães e poloneses que não estão gravados em registros históricos, mas que nos permitem termos fé na humanidade ante pequenos atos de compaixão de alguns daqueles que estiveram na cena de fatos históricos tão horripilantes. 
O trem chega a Auschwitz onde o grupo permanece por um tempo, mas outro campo as espera, Birkenau ou Auschwitz II, onde as condições das prisioneiras piora ainda mais com as mortes mais frequentes o inverno e então começam as mortes nas câmaras de gás. Anteriormente escutavam tiros nas execuções. 
O mínimo de humanidade é que permitiu a sobrevivência de alguns. Os papéis que comprovam os crimes contra a humanidade foram incinerados, assim, os relatos de quem sobreviveu à tragédia estão aí para que não esqueçamos a que ponto o Estado pode chegar com o beneplácito ou a simples indiferença do que ocorre a nossa volta.
A narrativa flui fácil e nos carrega até o final da história das duas irmãs que acabam se apoiando e se encontrando no campo de concentração. Gostei da suavidade e delicadeza com que os assuntos foram abordados e a imagem que fica é a de que o amor e não o ódio deve prevalecer.